recados para Orkut e scraps de otimismo, reflexão, amizade, versos, frases!
GIFS DA BAC RECADOS PARA ORKUT
( Clique em continuar ao aparecer a mensagem.
Gifs da Bac é um site seguro e não danificará seu computador! )

Nada somos e nada conseguiremos, senão através Dele.

"Quando a última árvore tiver caído, quando a último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, a humanidade entenderá que dinheiro não se come". (Autor desconhecido)

Antes de imprimir veja se realmente é necessário. Pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."

" Só entendi o valor do silêncio no dia que resolvi calar para não magoar alguém."

"Nada somos e nada conseguiremos, senão através Dele". (pense nisso)

Dedico Este Blog:

À Luz Divina que tudo abençoa, fortifica e transmuta.

A moral da história é simples: se acreditarmos em nós próprios e nas nossas capacidades, conseguiremos sempre atingir os nossos objectivos.


Kung Fu Panda

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Martin Luther King

Frases, pensamentos e citações no
www.kifrases.com


A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.

Aristóteles

Frases, pensamentos e citações no
www.kifrases.com



14 de outubro de 2010

Operação resgate





Operação de resgate no Chile levará dois dias
Mineradores estão soterrados a 622 metros de profundidade há mais de dois meses

San José (Chile) - Após mais de dois meses, estão chegando ao fim os dias de angústia e desespero para os 33 mineradores soterrados desde 5 de agosto numa mina no Deserto do Atacama, no Chile. Ontem, por volta das 23h, equipes de resgate ainda faziam os últimos testes no equipamento, antes de começar a complexa operação que, segundo o presidente chileno, Sebastián Piñera, deverá levar até 48 horas. Cada ‘homem-tatu’ — 32 chilenos e um boliviano — será resgatado individualmente em cápsula de 4m de altura, que percorrerá túnel de 622m até a superfície. Há três cápsulas disponíveis, para o caso de haver problemas.

.
Socorrista ‘experimenta’ a cápsula que servirá como elevador para os homens. Equipamento tem 53cm de diâmetro | Foto: EFE
Antes do início do resgate, as cápsulas desceram e subiram vazias, para avaliar o trajeto. Em seguida, a previsão era de que quatro especialistas descessem à mina, dentro da cápsula, para verificar as condições do túnel e dos trabalhadores. Os soterrados pediram que os peritos levassem velas para que pudessem fazer uma vigília. Remédios e até um desfibrilador — necessário caso alguém sofra uma parada cardíaca — também seriam levados.

.
Arte: O Dia
“A fé, a força, a coragem e a vontade destes 33 mineiros, de seus familiares, dos resgatistas, do governo do Chile e de todos os chilenos fizeram possível este milagre. A fé moveu montanhas. Centenas de milhares de pessoas nos ajudaram a chegar a esse momento. Com a ajuda de Deus, espero que terminemos essa epopeia de maneira feliz. Nenhum mineiro será o mesmo quando sair das entranhas da terra, e os chilenos também não serão os mesmos”, disse Piñera, ontem à noite, garantindo que acompanharia o resgate pessoalmente até o fim.

O minerador Florencio Ávalos, 31 anos, seria o primeiro a começar a ser resgatado. De acordo com as equipes de socorro, foi escolhido porque combina juventude e experiência e, no caso de algum imprevisto durante o primeiro resgate, é o mais habilitado para enfrentar dificuldades. A ele foi reservada a tarefa de, na subida, observar as condições do túnel. No fim da noite de ontem, a previsão era de que Florencio seria resgatado até à 0h de hoje. O irmão dele, Renan Florencio, também está soterrado.

Espera com alegria e ansiedade

Alberto Ávalos, tio dos irmãos Renan e Florencio, disse esperar com “alegria tremenda” e, ao mesmo tempo, uma “ansiedade inexplicável”. Alberto diz que a família não vê a hora de abraçá-los.

O segundo a ser resgatado, de acordo com as previsões iniciais, é Mario Sepúlveda, de 39 anos, e, em seguida, o boliviano Carlos Mamani, 23. Em seguida, seriam resgatados os soterrados com saúde mais frágil — entre eles um hipertenso, outro com problema respiratório, um diabético e mineradores mais pesados. Por último, serão resgatados “os mais fortes”, além dos quatro profissionais que desceram ontem à mina para auxiliar o resgate.

Óculos escuros, luvas e roupas especiais

Ampla estrutura de saúde foi montada para que os 33 mineiros corram o mínimo possível de riscos na volta à superfície. Uma das preocupações é com a visão dos homens, que estão há mais de dois meses na escuridão. Para evitar traumas na chegada à superfície, todos estão recebendo óculos escuros. Os mineiros também estão subindo com roupas especiais e luvas. Na chegada ao lado de fora, há atendimento médico e psicológico numa tenda próxima à mina. Os homens recebem soro, antibióticos e vitaminas e ficam em observação por duas horas. Depois, são removidos para hospital.

Familiares fazem planos para o futuro

Centenas de parentes acompanham ansiosos o trabalho de resgate antes mesmo do início. A chilena Elisabeth Segóvia tem um presente especial para o marido, Ariel Ticona, 29 anos: a filha do casal, Esperanza, nasceu dia 14 de setembro, quando Ariel já estava soterrado. Vivendo juntos há 25 anos, Esteban Rojas,44, e Jessica Yáñez esperam pela saída dele para se casar na igreja. Após o desabamento, em agosto, as famílias ficaram 17 dias sem ter qualquer sinal dos mineradores, que só foram localizados dia 22 de agosto, quando uma perfuradora alcançou a profundidade de 688 metros e foram ouvidas batidas na máquina.

fonte: o dia online

Nenhum comentário: