GIFS DA BAC RECADOS PARA ORKUT
( Clique em continuar ao aparecer a mensagem.
Gifs da Bac é um site seguro e não danificará seu computador! )
Nada somos e nada conseguiremos, senão através Dele.
"Quando a última árvore tiver caído, quando a último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, a humanidade entenderá que dinheiro não se come". (Autor desconhecido)
Antes de imprimir veja se realmente é necessário. Pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
Dedico Este Blog:
Antes de imprimir veja se realmente é necessário. Pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
" Só entendi o valor do silêncio no dia que resolvi calar para não magoar alguém."
"Nada somos e nada conseguiremos, senão através Dele". (pense nisso)
Dedico Este Blog:
À Luz Divina que tudo abençoa, fortifica e transmuta.
A moral da história é simples: se acreditarmos em nós próprios e nas nossas capacidades, conseguiremos sempre atingir os nossos objectivos.
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther KingFrases, pensamentos e citações no
www.kifrases.com
A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.
AristótelesFrases, pensamentos e citações no
www.kifrases.com
23 de julho de 2010
Biomas Brasileiros - Amazônia
O Brasil, pela sua localização geográfica e seu tamanho continental (8.514.876.599 km²), abriga seis biomas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE): Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa.
AMAZÔNIA
O bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território brasileiro. Nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e algumas parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.
A floresta Amazônica é a maior e mais diversa floresta tropical do planeta, com quase 7 milhões de km² e abrigando mais de um terço das espécies existentes no planeta. Mais da metade deste bioma está no Brasil.
A Amazônia pode ser dividida em matas de terra firme, matas de várzeas e matas de igapó.
As matas de terra firme são aquelas situadas em regiões mais altas e por isso não são atingidas pelas cheias dos rios. Nelas estão as árvores de grande porte, como a castanheira-do-pará e a palmeira.
As matas de várzea são as que sofrem com inundações em determinados períodos do ano. Na parte mais elevada desse tipo de mata, o tempo de inundação é curto e a vegetação é parecida com a da mata de terra firme. Nas regiões planas, que permanecem inundadas por mais tempo, a vegetação é parecida com a da mata de igapó.
As matas de igapó são as que estão em terrenos mais baixos e estão quase sempre inundadas. Nessas áreas encontramos a vitória-régia, símbolo da Amazônia.
Apesar da grande riqueza da floresta, o solo é extremamente pobre, sendo que apenas 10% da Amazônia possuem solos férteis o bastante para a atividade agrícola.
O relevo da Amazônia é composto por planícies, depressões e planaltos.
O clima da Amazônia é o equatorial úmido, que caracteriza-se por temperaturas elevadas e chuvas abundantes.
A hidrografia desse bioma tem como característica a abundância de água doce e por possuir a maior bacia hidrográfica do planeta, a bacia amazônica, com mais de 1.100 afluentes.
A Amazônia é um banco genético do mundo. A maior ameaça é o desmatamento (queimadas e extração de madeira). As áreas desmatadas são ocupadas pela criação de gado e por monoculturas (como a da soja). Outros impactos ocorrem pela expansão urbana desordenada, caça e pesca predatórias, garimpo e outras atividades econômicas impactantes, como megaprojetos minerários (Grande Carajás, produção de ferro-gusa e alumínio).
Fonte: HowStuffWorks - Biomas do Brasil, Mudanças ambientais globais. Pensar + agir na escola e na comunidade/ Caderno terra, Invivo
Imagem: Desmatamento ilegal - Galeria de Ana_Cotta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário