GIFS DA BAC RECADOS PARA ORKUT
( Clique em continuar ao aparecer a mensagem.
Gifs da Bac é um site seguro e não danificará seu computador! )
Nada somos e nada conseguiremos, senão através Dele.
"Quando a última árvore tiver caído, quando a último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, a humanidade entenderá que dinheiro não se come". (Autor desconhecido)
Antes de imprimir veja se realmente é necessário. Pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
Dedico Este Blog:
Antes de imprimir veja se realmente é necessário. Pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
" Só entendi o valor do silêncio no dia que resolvi calar para não magoar alguém."
"Nada somos e nada conseguiremos, senão através Dele". (pense nisso)
Dedico Este Blog:
À Luz Divina que tudo abençoa, fortifica e transmuta.
A moral da história é simples: se acreditarmos em nós próprios e nas nossas capacidades, conseguiremos sempre atingir os nossos objectivos.
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther KingFrases, pensamentos e citações no
www.kifrases.com
A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.
AristótelesFrases, pensamentos e citações no
www.kifrases.com
23 de julho de 2010
Biomas Brasileiros - Pantanal
O complexo do pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul, além de englobar o norte do Paraguai e o leste da Bolívia, considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Localizado próximo à Amazônia e ao cerrado, o pantanal guarda espécies de fauna e flora desses outros dois biomas, além de apresentar espécies endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas naquela área. Nas matas ciliares, que ficam nas margens dos rios, cresce uma floresta mais densa, com jenipapos, figueiras, ingazeiros, palmeiras e o pau-de-formiga. Nas áreas alagadas raramente aparecem tapetes de gramíneas, como o capim-mimoso. Em locais nunca alagados, aparecem árvores grandes, como o carandá, o buriti e os ipês. Nos terrenos alagados constantemente são encontrados vegetais aquáticos flutuantes, como o aguapé e a erva-de-santa-luzia, além de vegetais fixos com folhas imersas, como a sagitária, e plantas que permanecem submersas, como a cabomba e a utriculária. Existem ainda na paisagem pantaneira matas conhecidas como paratudais, onde crescem árvores com cascas espessas, rugosas e com galhos retorcidos.
A planície é o tipo de relevo predominante do pantanal. Quando a planície está alagada, no meio da água podem ser vistas elevações arenosas conhecidas como cordilheiras. Cercando a planície existem alguns terrenos mais altos, como chapadas, serras e maciços. O maciço mais famoso é o do Urucum, no Mato Grosso.
O solo é pouco permeável, resultado das constantes inundações. Como há excesso de água, a decomposição de matéria orgânica se dá de forma lenta e difícil, o que diminui a fertilidade.
O clima do pantanal é o tropical, caracterizado por temperaturas elevadas. A região apresenta duas estações bem definidas: o verão chuvoso, de outubro a março, quando a temperatura fica em torno de 32° C e o inverno seco, de abril a setembro, quando a média de temperatura é de 21° C.
Os impactos ambientais e socioeconômicos no pantanal são decorrentes da inexistência de um planejamento ambiental que garanta a sustentabilidade dos recursos naturais desse bioma. A expansão desordenada e rápida da agropecuária, com a utilização de pesadas cargas de agroquímicos, a exploração de diamantes e de ouro nos planaltos, com a utilização intensiva de mercúrio, são responsáveis por profundas transformações regionais, como a contaminação de peixes e jacaré por mercúrio.
A remoção da vegetação nativa nos planaltos para implementação de lavouras e de pastagens sem considerar a aptidão das terras e a adoção de práticas de manejo e conservação do solo além da destruição de habitats, acelerou os processos erosivos nas bordas do pantanal.
A caça e pescas clandestinas e a introdução de espécies exóticas também são graves ameaças à preservação dos recursos dessa região.
O turismo é desorganizado, a falta de controle quanto ao número de turistas que visitam as diversas regiões geram sérios problemas, como o lixo deixado pelas embarcações.
Fonte: Wikipédia, Invivo, Embrapa, Tom do Pantanal
Imagem: Pantanal - Galeria de Venturist
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário